Vem conhecer como ensinamos sobre política de um jeito interessante e amigável, através de oficinas que utilizam metodologias ativas, arte e psicologia como fundamento.
Como ensinamos sobre política
Nascemos com o propósito de levar educação política para jovens nas escolas. Pois, acreditamos que somente com a potencialização do exercício da cidadania pelas novas gerações, poderemos restabelecer a conexão da sociedade com o fazer político.
Contudo, diante do afastamento e descrença da sociedade com o tema, entendemos que essa reaproximação é um grande desafio. Dados recentes mostraram que 78,6% dos jovens se interessam muito pouco ou não tem nenhum interesse pelo tema1 e 83% afirmam achar a política “agressiva e intolerante”2.
Portanto, mais do que oferecer ensino político às escolas, precisamos pensar em como abordar o tema de uma forma diferente. Em que o aluno se sinta confortável e seguro em participar, e que seu aprendizado ocorra naturalmente. Afinal, a política está presente no cotidiano de todos nós e o nosso papel é mostrar-lhes isso.
Sendo assim, em cada imersão realizada criamos um ambiente respeitoso e afetuoso, que valorize as percepções do aluno e lhe dê autonomia para participar ativamente do seu processo de aprendizagem.
Elencamos o ambiente escolar como o ideal, por sua posição apartidária (conforme a nossa), seu ensino fundamentado na ciência e sua condução por profissionais da educação. Qualidades que garantem alinhamento com nosso propósito e valores.
E para podermos levar a informação a quem mais precisa, ainda numa fase de formação intelectual e como indivíduo, nosso foco está na rede pública de ensino.
“A sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse campo de possibilidades temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos camaradas uma abertura da mente e do coração que nos permita encarar a realidade ao mesmo tempo, em que, coletivamente, imaginamos esquemas para cruzar fronteiras, para transgredir. Isso é a educação como prática da liberdade.” bell hooks.
1.(Fonte: Rede de escolas de informática Microcamp — 05/2022 – 1518 jovens entrevistados entre 16 e 25 anos).
2.(Fonte: pesquisa Avaaz (31/10/2021) — 1008 jovens de todo o) Brasil.
Como ensinamos sobre política
Reunimos os tópicos fundamentais sobre conceitos políticos e seu funcionamento, em uma trilha de aprendizagem, chamada Oficina de Política para Jovens, composta por cinco módulos.
Em cada módulo elencamos os conteúdos a serem trabalhados, passando por temas como política, democracia, cidadania, o político, o eleitor, o voto e pelo funcionamento do sistema político e eleitoral.
Para ensinar esses conceitos e mostrar sua presença na vida de todos, realizamos atividades práticas como jogos e simulações, em imersões lúdicas e criativas. A partir de metodologias ativas como storytelling, design thinking, gamificação e resolução de problemas.
Que possibilitam ao jovem vivenciar situações que estimulem o desenvolvimento de habilidades como criatividade, liderança, organização, planejamento, resiliência, proatividade, adaptabilidade e autonomia. Necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Promovendo ao longo de todo o processo reflexões e diálogos, que despertem no jovem seu senso crítico, sentimento de pertencimento e de responsabilidade social. A fim de que ele se veja como parte fundamental do todo, com direitos e deveres, que contribuem na construção das dinâmicas sociais.
A arte e psicologia como base
Acreditamos no poder de transformação pela arte, em suas mais diversas manifestações, por despertarem nossa consciência, sensibilidade, empatia e nos colocar em estado reflexivo, questionador.
Atentos, também, aos aspectos comportamentais dos alunos, respeitando sua posição e apoiando a sua participação. Nos valendo de técnicas da psicologia para a construção de um ambiente seguro, respeitoso e colaborativo.
Tudo com a intenção de tornar o aprendizado dinâmico e divertido, despertando o interesse do aluno e conexão com o tema.
“A função da arte é fazer mais do que dizer como ela é, é imaginar o que é possível”. bell hooks.
Outras formas de levar educação política para sua escola
Além da Oficina de Educação Política para Jovens, oferecemos outros dois serviços de apoio às escolas.
O primeiro deles é a realização de palestras, personalizadas conforme necessidade da escola. Abordamos política e temas correlatos, nos mais diferentes formatos: sessões de storytelling presenciais, TED, exposições interativas, entre outros.
Também produzimos psicodramas para desenvolver temas que estejam atingindo a escola, com o acompanhamento de profissionais de psiquiatria. Sempre visando promover diálogos produtivos e respeitosos, que estimulem a reflexão e a ação.
O segundo serviço que dispomos, é a nossa curadoria de conteúdo, para escolas que busquem referências para sua elaboração de conteúdos. Como também produzimos materiais sob demanda, em diversos formatos, que podem ser utilizados em ambiente escolar.
De modo a apoiar na busca de fontes seguras, relevantes, diversas e atualizadas sobre política ou temas correlatos.
As maneiras de levar a educação política para os jovens são diversas. Nós encontramos esse caminho e estamos dispostos a apoiar escolas e educadores, que também acreditam nessa causa.
“Minha esperança surge daqueles lugares de luta onde eu testemunhar indivíduos positivamente transformando suas vidas e o mundo ao seu redor. Educar é uma vocação enraizada na esperança”. bell hooks.
Fez sentido pra você? Podemos continuar nossa conversa lá no LinkedIn, na página do Instituto Iniciativa Cidadã. Acesse por aqui.
Que conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato por aqui.
Comments