top of page

Cultura de Aprendizagem na Educação.

Atualizado: 8 de fev. de 2024

É preciso criar ambientes propícios ao aprendizado na formação cidadã.


blog-iniciativa-cidada-cultura-de-aprendizagem-na-educacao

Cultura de Aprendizagem na Educação.


Há um tempo Cultura de Aprendizagem é pauta nas organizações, nos dando um insight importante: há sempre espaço para aprender.  Mesmo tendo concluído os estudos formais, todo profissional precisa se atualizar e expandir conhecimentos. 


E por isso, empresas se deram conta de como é importante construir um ambiente profissional que possibilite e estimule o processo de aprendizado e evolução contínuos. 


Faz sentido né?


Agora, transpondo esse tema para nosso sistema educacional, pensamos porque nas escolas, no período de educação básica, orientamos nossos alunos de forma diferente?


Nas escolas, o foco por vezes é cumprir os itens do currículo, aplicar prova, dar nota e passar de ano, para que outro ciclo mecânico, como esse, inicie. Formando assim alunos sem senso crítico, autonomia e principalmente, incapazes de aprender de forma contínua e proativa, mesmo fora da escola.


O que é cultura de aprendizagem

Podemos entender cultura como um conjunto de práticas, crenças e valores que definem e regem o comportamento das pessoas em determinado espaço.

Portanto, uma cultura de aprendizagem significa ter o aprendizado no centro, norteando as práticas, crenças e valores das pessoas.

Em uma empresa, esse processo acontece quando, pela valorização do aprendizado contínuo, principalmente pelas lideranças, os colaboradores se sentem protagonistas em suas funções, com espaço não só para executar tarefas, mas para desenvolver e descobrir novas formas de desempenhá-las.


Esse modelo estimula o indivíduo a se desenvolver, sentindo-se responsável pelo seu processo de aprendizagem, com autonomia e senso de pertencimento, uma vez que vê sentido e aplicabilidade dos seus estudos e aprendizados.


Como construir uma cultura de aprendizagem

Para favorecer a construção de uma cultura de aprendizagem é fundamental a genuína transformação nas relações hierárquicas, para a construção de um ambiente seguro que estimule o processo de aprendizado.

Cada contexto precisa compreender, conforme o perfil das pessoas e objetivos da organização, quais fatores irão contribuir para a construção desse ambiente, contudo há questões básicas para se considerar:

  • Não temer ou condenar o erro

Para aprender algo novo é preciso praticar, tentar, testar e esse processo não traz garantias. Quase sempre, nas primeiras vezes, o erro vem e é a partir dele que revisamos, repensamos, replanejamos e nos preparamos para uma execução melhor. Por isso, é fundamental que erros sejam vistos e tratados com mais naturalidade e como oportunidades de aprendizado.

Condenar, envergonhar ou punir por um erro cometido coíbe o processo de aprendizagem, retornando ao ponto de apenas executar algo previamente validado.

  • O exemplo é o melhor professor

Lideranças que respeitam e estimulam o processo de aprendizagem de cada um, transmitem confiança e abrem espaço para as trocas de ideias, experimentos e consequentemente, novas descobertas. Se comportar como um aprendiz, como alguém que também tenta, experimenta e eventualmente erra, humaniza o processo e torna as relações mais horizontalizadas.

  • Aprender com intenção

Ter e saber o porquê de um determinado aprendizado, torna o processo mais significativo e prazeroso. Não existe tempo livre na agenda de quase ninguém, portanto é necessário priorizar e ter disciplina na busca do autodesenvolvimento e isso acontece de forma mais orgânica quando embasado por um propósito claro.

  • É importante para você?

Para além de um sentido coletivo, para a organização ou projeto específico, é fundamental haver um sentido individual para cada aprendizado. Como isso vai tornar você um profissional e/ou pessoa melhor? A curto, médio ou longo prazo esse aprendizado pode te trazer algum benefício? É possível atrelar os objetivos e interesses da organização com os seus pessoais? Esse sentido pode ser o combustível para seu aprendizado contínuo.



Cultura de Aprendizagem na educação

Resgatando conceitos de fatores necessários para criação de uma Cultura de Aprendizagem, fica evidente o nível de transformação que precisa ocorrer nas redes de ensino para sua aplicabilidade, em especial a rede pública.


Desenvolvimento de novas técnicas para profissionais de educação, novos ambientes e metodologias de estudo, além de uma transformação na relação entre aluno e professor.


Para Nigel Paine, autor especialista em cultura de aprendizagem, há quatro pilares fundamentais para incentivar uma cultura de aprendizagem:

(1) um ambiente de confiança no qual as pessoas possam se expressar sem medo;

(2) incentivos à colaboração e troca;

(3) espaços de compartilhamento que não deixem indivíduos isolados;

(4) um forte senso de propósito que leve todos a crer que sua contribuição é vital para alcançar o objetivo coletivo.


E por mais distante que possa parecer, já encontramos exemplos de práticas pedagógicas que estimulam a construção de uma Cultura de Aprendizado, na rede pública. 


Conferimos os projetos apresentados em outubro de 2023 no programa Boas Práticas Escolares, da TV Cultura, que você pode assistir na íntegra aqui.  


As reportagens apresentaram projetos pedagógicos em escolas públicas de São Paulo que dão protagonismo ao aluno, o tornando parte das decisões, desenvolvendo sua autonomia e senso crítico, enquanto aprende.


Seja com os alunos montando uma peça de teatro para apresentar fatos históricos da sua perspectiva; fazendo caminhadas pelo bairro para cuidar dos espaços públicos, plantando novas árvores; ou ainda, formando conselhos e realizando eleições, nos quais os alunos debatem e escolhem as melhorias da escola, os alunos aprendem na prática sobre responsabilidade, burocracia, direitos e deveres.


Encontrando em atividades do cotidiano escolar e social, novas formas de aprender e se desenvolver, compreendendo com a prática a desempenhar seu papel como cidadão.


Em um ambiente seguro, com orientação dos educadores e com espaço para erros, dúvidas e inseguranças, os alunos se sentem ouvidos e pertencentes ao espaço escolar. Compreendendo sua importância no uso, manutenção e melhoria do ambiente escolar, de forma individual e coletiva.


Formação Cidadã pela cultura de aprendizagem

A Cultura de Aprendizagem apresenta o cenário ideal de aprendizado que acreditamos e buscamos construir em nossas Oficinas de Educação Política.


Colocando o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, explicamos a relevância dos temas tratados de forma que ele compreenda qual a importância e construa um sentido para esse aprendizado.


Ao mostrar o impacto do exercício cidadão, com seus direitos e deveres individuais e coletivos, estimulamos a aprendizagem política naturalmente, despertando o senso de pertencimento de cada um no meio em que vive.


Compreendendo que política e cidadania estão presentes em nosso cotidiano para além das eleições ou cargos políticos, influenciando o que temos ou não acesso, ao que escolhemos ou não fazer e principalmente, norteando os rumos da sociedade.


Os preparando para seguirem engajados com seu exercício cidadão quando saírem da escola.


 

Já pensou sobre isso?

Vamos conversar nos comentários!


 Que conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato e vamos conversar!


Também podemos continuar nossa conversa lá no LinkedIn, na página do Instituto Iniciativa Cidadã. Acesse por aqui. 


 

Comments


bottom of page