Inspiração pela leitura do livro Conversas Sobre Política de Rubem Alves.
Como tratar de assuntos complexos de forma simples?
Política não é tema fácil.
Primeiro, por toda a burocracia, termos, regras e complexidades que a compõem.
Depois, por todo o estereótipo que carrega que não só diminui o interesse das pessoas, como, por vezes, a fazem rejeitá-lo.
Mas, aí encontramos pessoas inspiradoras e brilhantes, como Rubem Alves, com textos que iluminam esse tema e nos indicam um caminho.
Hoje, vamos falar sobre o livro Conversas Sobre Política — Para todos os tempos, que reúne crônicas de Rubem Alves, publicado pela Companhia Nacional em 2020.
Nossa indicação é para aproximar as pessoas da política, de uma forma acessível e interessante, com uma leitura leve.
A habilidade da metáfora
Às vezes, diante da complexidade de algumas coisas, nos faltam palavras. Sabemos o que é, mas não sabemos explicar.
Nessas horas, um recurso que quase sempre funciona é o uso de comparações, dando um sentido figurado para alguma coisa ou alguém, na intenção de aproximar a narrativa do universo do nosso interlocutor.
Com maestria, Rubem Alves, explica o fazer político comparando-o ao cultivo de um jardim, comenta as relações de poder falando de ovelhas, lobos e tigres e esclarece a importância da escolha na hora do voto, como dar aos ratos acesso à sala dos queijos.
A simplicidade e genialidade dessas comparações dão leveza, um toque de sarcasmo e tornam o tema compreensível. Deixando claro sua relevância para a construção social e o papel dos cidadãos nesse processo.
“O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si. De que vale um pequeno jardim se a sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim”.
A transparência da crítica
Sem esconder suas frustrações, decepções e receios, Rubem Alves nos apresenta também críticas contundentes a certos modos de fazer política.
Por vezes, demonstrando seu cansaço com a constante tentativa de alguns políticos em tirar vantagem de sua posição; do povo que ao invés de se unir e lutar opta por se abster; e, principalmente, pela carência educacional que impede a transformação desse cenário.
Objetivamente compreendemos as carências do processo político, que isola o povo, lhe retirando as esperanças de mudança e a crença no seu próprio poder de influência nessa transformação.
Bem como, quem se beneficia com isso, num processo vicioso, alimentado pelo interesse de poucos. Enquanto, por outro lado, aqueles que ainda acreditam e verdadeiramente desejam fazer um bom trabalho em prol do coletivo se sentem coagidos a participar desse processo, que chega a ser mal visto.
Afastando assim, o povo e os bons políticos do exercício político, reduzindo as possibilidades de mudança que tanto precisamos.
“A Vaca é o país. Os bernes são os políticos”.
A profunda esperança
Contudo, entre metáforas catastróficas e desaprovações, pulsa no texto do escritor a esperança de dias melhores.
Ao falar de sonhos, arte, beleza, cultura, educação, união e alegria, Rubem Alves nos lembra do que nos faz humanos e de onde vem — ou deveria vir — nossa força para seguir acreditando.
Se não há outro caminho, a não ser o da democracia, que possamos aprender a exercer nossa cidadania, compreendendo nosso papel e desempenhando-o de forma intencional, autônoma e consciente.
Não iludidos ou alienados, mas acompanhados da nossa capacidade de amar, cuidar e valorizar a nós mesmos e o outro. Que a busca de uma sociedade mais justa e igualitária se torne um sonho coletivo, perseguido pelo bem de todos.
“É do sonho que nasce a dança e nasce a luta. Melhor guerreiro é o que sonha mais…”
Conversar sobre política: um exercício de fé
Acreditamos em diálogos inspiradores, que acolham a todos, com respeito e afeto. Falar de política não é só necessário, mas urgente.
Aproximar as pessoas da política, as ajudando a compreender sua importância e interferência em nosso cotidiano é nossa missão. Mostrando que esse tema pode ser compreensível, interessante, construir pontes e somar.
Recomendamos essa leitura como um primeiro passo de reaproximação com o tema, para te inspirar a seguir nesse caminho. Também indicamos a leitura dos nossos artigos aqui no LinkedIn ou em nosso blog.
Sabe alguém que perdeu a fé na política? Manda esse texto e essas dicas para eles.
Vamos juntos fortalecer nosso exercício cidadão!
Já pensou sobre isso?
Vamos conversar nos comentários!
Que conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato e vamos conversar!
Também podemos continuar nossa conversa lá no LinkedIn, na página do Instituto Iniciativa Cidadã. Acesse por aqui.
Comentarios