top of page

Política acessível para todos.

Atualizado: 8 de fev. de 2024

Dica de Leitura: Política é para todos de Gabriela Prioli.


blog-iniciativa-cidada-politica-acessilvel-para-todos

Política acessível para todos.


Acreditamos que grande parte da aversão a política está no campo da incompreensão.


Nomenclaturas estranhas, processos burocráticos e muitas funções e hierarquias são alguns dos fatores que tornam o Estado e seu Governo um tanto difíceis de entender.


Sem um manual ou aulas específicas sobre política, o cidadão comum muitas vezes se sente perdido em meio a tantos termos esquisitos. Os noticiários tradicionais, na maioria das vezes, não se esforçam para esclarecer e traduzir o politiquês padrão, a serviço de tornar as informações políticas mais compreensíveis para a sociedade.


E assim, restam aos interessados buscar outras fontes de informação, mais acessíveis e amigáveis, que os preparem para acompanhar e, principalmente, compreender o cenário político.


Diante dessa demanda e com as facilidades da internet, vimos surgir canais independentes de jornalistas e estudiosos que levam informações políticas de formas mais acessíveis e contextualizadas à população. 


Um desses casos é o canal de YouTube da Gabriela Prioli, advogada criminalista, professora universitária, influenciadora digital, comentarista política e apresentadora de TV, que desde 2020 busca, com seus vídeos, esclarecer o cenário político no Brasil e propor diálogos sob o jargão: “Mais razão e menos emoção”.


Política é para todos


Dessa jornada no YouTube, nasceu o livro: Política é para todos, 2022, em que Gabriela se propõe a explicar conceitos básicos da política traçando uma linha do tempo da história do Brasil, desde a independência até hoje.


Com sua linguagem clara e acessível, ela explica o que é democracia, Estado, Governo, constituição, os três poderes e suas atribuições e tantos outros conceitos fundamentais.


Mantendo um paralelo entre teoria e acontecimentos contemporâneos, explica, por exemplo, o funcionamento das eleições e sua relação com novos fenômenos como as fakes news.


O texto também é enriquecido com muitas referências de teóricos e pensadores que não só fundamentam as explicações, mas dão um panorama mais amplo, nos fazendo pensar para além dos conceitos.


Outro destaque fica para o capítulo Para saber mais, em que apresenta as referências bibliográficas e indica uma seleção de filmes e séries sobre o tema de cada capítulo. Algo que nós do Instituto Iniciativa Cidadã acreditamos e valorizamos muito: o aprendizado pela arte, que sem dúvidas facilita a compreensão e desenvolve nossa empatia e consciência para outros contextos.



Para ler e compartilhar


Recomendamos essa leitura e acreditamos nela como uma forma bastante didática e acessível de aprender sobre política e seu funcionamento, especialmente no Brasil.


Contudo, como dito lá no início, é um tipo de leitura tão específica que apenas pessoas interessadas em compreender o cenário político buscaram fazer. 


E como já falamos em textos anteriores, o cenário de rejeição de polarização política ainda persiste, mantendo relevante nosso objetivo enquanto instituição de promover a reaproximação da população com a política.


Então, se você está lendo esse texto e está interessado por essa leitura e por aprender sobre política, destacamos ser também um ato político que compartilhemos a boa informação.


Para instigar o interesse de mais pessoas na busca de compreensão sobre o tema e consequentemente desempenhar uma participação cidadã mais consciente.


 

Lembrando que levamos Educação Política para jovens nas escolas, contribuindo para a formação de uma nova geração de cidadãos mais autônomos, críticos e conscientes do seu papel na sociedade, saiba mais aqui.


 

Podemos continuar nossa conversa lá no LinkedIn, na página do Instituto Iniciativa Cidadã. Acesse por aqui. 


Comentarios


bottom of page