Cultura de Aprendizagem no ambiente escolar
- Adriana Ferreira
- 12 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Conversamos com a especialista Clara Cecchini sobre como construir uma Cultura de Aprendizagem no ambiente escolar.

Cultura de Aprendizagem no ambiente escolar.
Cultura de Aprendizagem: ter o aprendizado no centro, norteando as práticas, crenças e valores dos indivíduos, com intenção e espaço para aprender de forma contínua.
Falamos sobre isso em nosso último artigo, veja aqui, contudo, na prática, como construir essa cultura?
Buscamos essa resposta em uma fonte muito especial: Clara Cecchini é especialista em estratégias de aprendizagem, inovação e curadoria de conteúdo, uma referência para nós quando se trata de aprendizagem.
Para ela o primeiro passo é pensarmos na construção dessa cultura iniciando pelas lideranças que conduzem os processos, observam e influenciam o ambiente. Sejam diretores, coordenadores pedagógicos, professores e quem mais estiver no papel de educador.
São eles que podem, inicialmente, incluir a aprendizagem no centro, como objetivo maior de todas as atividades escolares, com os alunos e com seus pares.
“Mudar para a perspectiva de que é necessária a noção da liderança para a aprendizagem é um caminho para diminuir o peso da cobrança por perfeição, ganhar aliados e abrir portas para a criatividade”. Clara Cecchini, Instagram.
A cultura de aprendizagem entre educadores
“A Palavra convence, mas o exemplo arrasta”.
Um ambiente verdadeiramente propício para a aprendizagem nasce com a prática diária de uma postura curiosa, atenta às oportunidades de aprender e principalmente, sem medo de tentar e eventualmente errar.
Focando não só em cumprir a cartilha, mas também nas habilidades humanas que podem ser desenvolvidas em um ambiente que dá protagonismo ao indivíduo. Despertando a sensibilidade para o novo, expandindo perspectivas por novos caminhos, aliando a temas inspiradores como a cultura e a arte.
Líderes estão sempre sendo observados e suas reações são fortes indicadores do que valorizam ou não. Portanto, a postura de um educador perante o novo, aos erros e daquilo que ainda não sabe influencia diretamente sua imagem de educador perante seus pares e alunos.
Para Clara, existem três pilares fundamentais para que a cultura de aprendizagem seja construída entre os educadores, para depois naturalmente perpassar todos que fazem parte da comunidade escolar.
Confiança: Peça fundamental para a criação de espaços seguros, respeitosos e empáticos que permitam experimentações sem receios e a expressão de ideias sem represálias.
“Para que a cultura de aprendizagem realmente aconteça é essencial ter um ambiente de confiança, extremamente pautado em segurança psicológica”, que garante a cada pessoa a certeza de que não haverá punição caso demonstra não saber algo ou cometa um erro bem-intencionado.
Outro aspecto relevante para a construção da confiança é admitir não saber, fazer perguntas e se mostrar aberto a aprender. Quando lideranças vivenciam isso entre si e são bem compreendidas, não só fortalecem sua relação de confiança, mas se sentem seguras para agirem assim perante seus alunos.
Reconhecendo que não sabe tudo e se colocando como educador e aprendiz, num fluxo de conhecimento que pode ser colaborativo.
Acordos e pedidos com critérios claros também são fundamentais para a construção da confiança. Lembrando que mudar de ideia é natural, mas é essencial comunicar as mudanças e alinhar novas expectativas, prezando sempre pela coerência ao longo do tempo.
Oportunidades: Criar espaços que oportunizem a aprendizagem, saindo do fluxo tradicional para experimentar novos caminhos que cheguem ao mesmo resultado.
Possibilitando que nesse processo todos busquem se desenvolver como aprendizes, de forma consciente e intencional, sabendo o que é esperado e como participar.
“Num ambiente escolar eu acredito que isso possa ser feito através de projetos multidisciplinares, através de novas metodologias e através da formação de grupos de trabalho”.
Inspiração: Comportamentos inspiram e podem definir o clima de um ambiente, em especial se tratando do comportamento de um educador.
Portanto, a postura dos educadores como lideranças do ambiente escolar pode inspirar diretamente a construção da cultura de aprendizagem. Quando [a pessoa que lidera] “também fica empolgada ao aprender algo novo, ao compartilhar os novos conhecimentos e ao inspirar a curiosidade, é muito importante”.
Para saber mais:
Nós, do Instituto Iniciativa Cidadã, realizamos palestras personalizadas em escolas, nos mais diferentes formatos: sessões de storytelling presenciais, TED, exposições interativas, entre outros.
Fundamentamos nossos conteúdos na psicologia e na arte e utilizamos produtos culturais — em suas mais diversas linguagens: música, teatro, filmes, livros, entre outros — como instrumento para um ensino mais interessante e compreensível. Que tal nos encontrarmos para falar mais de Cultura de Aprendizagem aí na sua escola? Entre em contato conosco por aqui.
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