top of page

Debate Político.

Como funciona e como aproveitar para avaliar os candidatos?

blog-ic-debate-politico

Debate Político.


Os debates eleitorais são importantes oportunidades de ganhar visibilidade, realizar divulgação de ideias e propostas para o grande público.


Esse momento de confronto direto entre candidatos, transmitido ao vivo, possibilita ao eleitorado observar a capacidade de diálogo, argumentação e conhecimento sobre os temas abordados.


Como qualquer outra ação de campanha eleitoral, o debate político é regrado por leis que visam garantir a democracia e equilíbrio entre os participantes. E é sobre isso que falaremos nesse artigo.


Educador, você pode levar esse conteúdo para seu ambiente escolar como uma temática fundamental na formação cidadã dos jovens. Sendo esse um tema interessante para exercícios práticos, que possibilitam desenvolver habilidades importantes como empatia, inclusão, negociação, articulação e oratória.


Regras gerais para realização de debates eleitorais.

  • O convite dos candidatos para o debate deve ocorrer com pelo menos três dias de antecedência.

  • A emissora que organiza o evento deve dispensar tratamento igualitário a todos os participantes.

  • Durante o debate não pode haver pedidos explícitos de voto.


Sobre a dinâmica do debate, cada veículo pode definir o formato que seguirá, sendo necessário a transparência e concordância dos candidatos participantes. E quando celebrado o acordo de participação e as regras do debate, é obrigatório a comunicação do evento à Justiça Eleitoral.


Formato dos debates eleitorais

Cada veículo pode criar um roteiro específico para o debate, contudo é comum identificarmos alguns padrões. Vamos a eles:


De forma geral há um ou mais mediadores, responsáveis por conduzir o debate, apresentando as regras, fazendo as perguntas, controlando os momentos e tempo de fala de cada participante.


É comum a divisão do debate por blocos, para que em cada um aconteça uma forma de interação entre os candidatos. Como, por exemplo: bloco em que são sorteados temas e nome dos candidatos que farão perguntas entre si; ou bloco em que cada candidato pode fazer perguntas livres, sem temas pré-definidos; ou ainda, bloco no qual os mediadores realizam perguntas aos candidatos.


Também é uma prática que durante o debate haja espaço para réplicas — momento em que o candidato 2 pode replicar a fala candidato 1, seu adversário, contra-argumentando as afirmações feitas; tréplica — o momento em que a fala volta ao candidato 1, para contra-argumentar as falas do candidato 2.


Os direitos de resposta são concedidos quando um candidato se sente ofendido com alguma fala e pede direito de resposta. Se os avaliadores do debate concordam que houve ofensa, lhe concedem um tempo extra para apresentar seu direito de resposta às acusações feitas.



Como analisar um candidato pelo debate politico?

Um dos principais aspectos a ser analisado é o preparo do candidato e seu conhecimento dos temas e dados colocados em debate. Informações que não servem só para o candidato poder argumentar bem, mas principalmente demonstrar envolvimento com o cenário do local que está se propondo a governar.


Outro aspecto importante é a postura do candidato frente aos oponentes. É muito comum que em debates ocorram acusações e provocações, visando desestabilizar o adversário. Observar a capacidade do candidato em lidar com situações de pressão, precisando exercer seu autocontrole, equilíbrio e capacidade de argumentação, é um aspecto importante. Principalmente por situações semelhantes acontecerem recorrentemente no exercício político.


Como o candidato utiliza seu tempo é algo que também vale ser analisado. Se ele aproveita a oportunidade do debate para conversar com o eleitorado, apresentando ideias e propostas ou apenas se dedica a atacar o adversário, terminando a discussão sem apresentar nenhuma proposta relevante.


Outras estratégias também podem ser escolhidas pelos participantes, como utilizar o espaço para falar bem de si e de conquistas de seu governo, comum em situação de reeleições; uma postura mais defensiva, até driblando algumas perguntas, não respondendo diretamente; ou ainda optar por não participar dos debates.


Como falamos muito por aqui: o exercício cidadão acontece o ano todo e não só em períodos eleitorais. Portanto, esses aspectos destacados como importantes em um debate podem ainda ser analisados durante outras aparições públicas do político, como entrevistas, coletivas de imprensa ou comportamento em redes sociais e eventos.


Lembre-se o político é um representante do cidadão, por isso sua conduta pode e deve ser avaliada sempre.


Precisando de apoio para promover a educação política para jovens, fale com a gente!

Também estamos no LinkedIn e no Instagram, com muito conteúdo de formação cidadã.


Comments


bottom of page