Habilidades socioemocionais — o que são e como desenvolvê-las nos jovens na escola.
- Adriana Ferreira
- 26 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Importância da comunidade escolar nesse processo junto aos alunos.

Habilidades socioemocionais — o que são e como desenvolvê-las nos jovens na escola.
Em uma fase de transformações e descobertas, o ambiente escolar é o que os jovens passam provavelmente a maioria do tempo, criando laços mais significativos e vivendo experiências que impactam sua formação.
Portanto, a escola se torna também um ambiente de observação, escuta e acolhimento desses jovens, oportunizando que além dos conteúdos curriculares, eles aprendam a evoluir seu comportamento, buscando autoconhecimento e senso de pertencimento.
Nesse caminho é fundamental o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que possibilitam a identificação e compreensão de sentimentos e emoções, que nessa fase costumam ser bastante complexas.
Por meio de uma escuta ativa, em um ambiente respeitoso e afetuoso, criam-se vínculos e estabelecem-se relações de confiança, fundamentais para promover o bem-estar mental e segurança necessários para essas habilidades.
O que são Habilidades Socioemocionais
As Habilidades Socioemocionais são um conjunto de competências que colaboram para o jovem construir relações saudáveis consigo e com seu entorno.
Por isso, elas são também uma demanda social e do mercado de trabalho, que almejam receber em seu convívio indivíduos preparados para os desafios profissionais e da vida em sociedade.
De forma geral, essas habilidades estão ligadas à ideia de Inteligência Emocional, como responsabilidade, colaboração, empatia, resolução de conflitos, empatia, cidadania e senso crítico.
Tamanha sua importância, seu desenvolvimento faz parte das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o entendimento de que a escola deva contribuir para uma educação integral, preparando o aluno para construir boas relações e lidar melhor com situações desafiadoras.
Com isso, o desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais deve fazer parte do currículo escolar, de forma interdisciplinar e contínua, estimulando essas competências.
Leia também: Cultura de Aprendizagem na Educação.
Importância das Habilidades Socioemocionais para os adolescentes
Fase complexa em que acontece a transição para a vida adulta, com mudanças físicas e psicológicas, as transformações da adolescência impactam o desempenho escolar e como esse jovem chegará na vida adulta.
Portanto, é fundamental ter nesse período a garantia de bem-estar físico e mental, para que essa fase passe da melhor forma possível. E a escola, como um universo de inserção do jovem na sociedade para além da família, pode também contribuir para a gestão de conflitos, orientando sobre como lidar com a diversidade, desigualdades, normas e inseguranças.
No recorte de dados da pesquisa da UNICEF, intitulada: Situação Mundial da Infância 2021, em que são analisados dados da América Latina e Caribe, estima-se que 17.1% dos jovens brasileiros entre 10 a 19 anos possuem transtornos mentais, cenário agravado pela pandemia da COVID-19. Alerta para reforçar a necessidade de olhar para a saúde mental dos estudantes.
Contudo, é possível aproveitar essa fase de formação e o que a neurociência chama de plasticidade neuronal — isto é, a capacidade do cérebro em adaptar-se e moldar-se a novas situações —, para estimular a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
“Capacitar o jovem e auxiliá-lo na busca por esse equilíbrio de conquista de maturidade deve ser sempre a meta de pais, educadores e profissionais de saúde mental infantojuvenil. Vale ressaltar que a adolescência será uma das últimas oportunidades de intervenção para que possamos trabalhar de maneira eficiente nesse processo.” Dr. Gustavo Teixeira, psiquiatra especialista em desenvolvimento infantojuvenil e autor do livro Manual da Adolescência (2019).
Como as Habilidades Socioemocionais podem ser desenvolvidas na escola?
O primeiro passo é compreender que o desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais precisa ser intencional, incluído no projeto pedagógico e trabalhado interdisciplinarmente.
Garantindo que toda a comunidade escolar compreenda sua importância e colabore dentro de suas competências para esse desenvolvimento.
Algumas formas de estimular que jovens aprimorem suas habilidades emocionais e sociais:
Incentivo à leitura — ao ler textos literários, o jovem aprende sobre outras realidades, se identifica e reflete sobre diferentes atitudes, emoções e posicionamentos, além do potencial catártico que uma leitura pode trazer.
Seminários e debates — ao se preparar para uma exposição oral, o jovem busca fundamentos para compor sua argumentação, o que permite o desenvolvimento do autoconhecimento, a perseverança, a comunicação e a colaboração;
Projetos com impacto na comunidade — ao observar os problemas do seu entorno e pensar em melhorias para o coletivo, o aluno desenvolve sua empatia, a comunicação e proatividade, além de reforçar seu pertencimento.
Criação de grêmios estudantis — ao participar de grupos que promovam a deliberação de ideias e priorização de demandas, o aluno desenvolve sua responsabilidade, senso crítico, autonomia e a empatia;
Atividades coletivas — o trabalho em duplas ou grupos exige que o jovem tenha organização, planejamento e lide com perfis diferentes, desenvolvendo sua escuta, flexibilidade, a empatia e a colaboração;
Ensinar sobre política — permite que o aluno compreenda seus direitos e deveres como cidadão, aprendendo o funcionamento da política no sistema democrático em que vivemos. Desenvolvimento de senso crítico, de pertencimento e de coletividade, compreendendo os impactos das decisões individuais no coletivo. Achou interessante? Confira nesse artigo como nós do Instituto Iniciativa Cidadã ensinamos sobre política para jovens nas escolas.
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