top of page

Propósito do Instituto Iniciativa Cidadã

Atualizado: 8 de fev.

Queremos restabelecer a conexão com a política, através da educação da nova geração de cidadãos.

blog-iniciativa-cidada-proposito-instituto-iniciativa-cidada

Propósito do Instituto Iniciativa Cidadã


O Instituto Iniciativa Cidadã, nasceu da insatisfação de nossos fundadores, em ver o afastamento da sociedade com a política.


Sabendo da importância e impacto do fazer político na vida de todos, entendemos, como Instituto, que esse afastamento é o alimento de uma gestão pública cada vez mais unilateral e com espaço livre para o ilícito.


Vemos a participação social, ativa e de qualidade, como o caminho para a transformação desse cenário. Mas, para isso, precisamos primeiro ressignificar e potencializar o exercício da cidadania com as novas gerações. Precarizado pelas deficiências do ensino público em nosso país, que dissocia o conhecimento teórico da vivência práticas, os jovens, em sua maioria, crescem sem educação adequada, ficando mais suscetíveis a informações falsas e manipulações diversas.


Os fazendo perder seu senso de pertencimento e poder de contribuição na transformação social, adotando uma posição de resignação ou desalento. Como Paulo Freire cita, na obra Política e Educação, por vezes a dominação opressora é tão profunda que gera um cansaço existencial e causa o que ele chama de “anestesia histórica, em que se perde a ideia do amanhã como projeto”.


E quando uma parcela da população perde sua esperança de futuro, enquanto parte da mesma sociedade, todos perdemos. “Daí a necessidade da intervenção competente e democrática do educador nas situações dramáticas em que os grupos populares, demitidos da vida, estão como se tivessem perdido o seu endereço no mundo”. Paulo Freire, Política e Educação.


Como queremos contribuir

Percebemos, então, que seria através da educação que promoveríamos a reaproximação dos jovens com a política. Estimulando o seu exercício de cidadania, na luta por um futuro mais justo e igualitário, capaz de fortalecer nossa democracia.


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire.

Sendo urgente a formação de novos cidadãos, mais críticos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres. Aptos e seguros para participar ativamente do fazer político nos diferentes contextos sociais em que vivem.


Contudo, tendo consciência dos estereótipos e da rejeição que o tema acumulou em torno de si nas últimas décadas, diante da forte polarização e do aumento de votos nulos e brancos nas últimas eleições, sabemos que essa não seria uma tarefa fácil.


Precisávamos abordar o tema em um espaço seguro e preparado para diálogos como esse. Nossa escolha natural foram as escolas, que utilizam bases científicas de ensino e contam com a supervisão de profissionais de educação.


Focando principalmente na rede pública, que concentra grupos mais carentes de oportunidades e que, muitas vezes, tem na escola sua única fonte de informação e formação intelectual confiável.


Como metodologia de ensino optamos por nos afastar da tradicional, giz e lousa, que em nada contribuiria para chamar a atenção dos jovens. Buscamos, portanto, metodologias mais eficientes e adequadas ao contexto e temas que queríamos abordar.


Temos como meta oferecer um ensino político acessível e interessante, num ambiente de trocas respeitosas e afetuosas. Para isso, desenvolvemos uma trilha de educação política, aplicada por meio de oficinas, que mesclam o ensino de conceitos com o desenvolvimento de habilidades sociais.


Também estruturamos serviços de apoio às escolas, com curadoria de conteúdos e realização de palestras, para tornar a abordagem de temas políticos mais amigáveis, promovendo reflexões e debates produtivos.


Nos próximos conteúdos vamos detalhar melhor como cada um desses serviços estão estruturados e podem ser aplicados nas escolas. Por hora, queremos apresentar quem está conosco tornando tudo isso possível.



Inovação, arte e psicologia aplicados à educação política

Nessa caminhada, nos juntamos com parceiros alinhados ao nosso propósito e capazes de nos ajudar a tornar nossa ideia em realidade.


Uma dessas parcerias foi com a Bumba Escola, fundada e gerida por Leandro Vidal. Ele, que desde cedo esteve envolvido com a arte — principalmente o teatro — criou uma metodologia ativa de aprendizado, a partir de técnicas de atuação e psicologia, para promover cursos práticos de comunicação e oratória.


Adoramos seu modelo de ensino e decidimos aplicar a metodologia Bumba à nossa trilha de educação política, pensada para estudantes da faixa de 14 a 18 anos, aproximadamente.


Outra parceira que está conosco nesse projeto é a Smart Law. Uma empresa que conecta inovação com a área jurídica, por meio de imersões gamificadas e de procedimentos extrajudiciais ágeis. Aproveitamos a especialização em inovação e construção de protótipos da empresa, para criarmos, testarmos e evoluirmos nosso projeto, que estava sendo estruturado desde 2019.

Em 2022 testamos nosso protótipo, em uma escola pública de ensino médio no Distrito Federal. E felizmente, tivemos um resultado positivo, tanto na avaliação da escola quanto dos alunos, que se encantaram pelo tema e novo modelo de aprendizagem.


Oficinas de Educação política para jovens, nas escolas

Chegamos, então, a um modelo próprio para ensinar política de forma prática, acessível e interessante aos jovens.


Em imersões que estimulam o diálogo, o posicionamento respeitoso, a escuta ativa, a colaboração e pertencimento. Desenvolvendo habilidades sociais importantes para formação individual, participação na sociedade e ingresso no mercado de trabalho.


Auxiliando o jovem a reconhecer seu protagonismo em seu processo de aprendizagem. E principalmente, fazendo com que ele se veja como parte construtiva da sociedade, com uma voz, com o direito de ser ouvida e o poder da sua participação ativa.


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire.

Acreditamos na educação política dos novos cidadãos, para a construção de um futuro mais justo e menos desigual.


 

Fez sentido pra você? Podemos continuar nossa conversa lá no LinkedIn, na página do Instituto Iniciativa Cidadã. Acesse por aqui.


Que conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato por aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page